quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Da série “delírios relativistas”: defendendo as mulheres, às vezes

[Publicado originalmente em 13/07/2010. Ressuscitado em 22/11/2017]

 Situação 1

O problema: Em pleno século XXI, há, em vários países não-ocidentais, onde prevalecem governos teocráticos, apedrejamento de mulheres (só de mulheres, tá?) acusadas de adultério, mutilação de clítores, leis que tornam, formalmente, as mulheres seres inferiores, com menos direitos que os homens, etc?
Reação relativista: Deixe de ser preconceituoso! Nós devemos aceitar  a diversidade e entender que isso faz parte da cultura deles. Seu etnocêntrico intolerante!

***
Situação 2

O problema: Dois mil anos atrás, os cristãos pregavam a mesma coisa que os não-cristãos: que as mulheres deviam ser submissas aos homens... mas acrescentavam, na frase seguinte, que os homens nunca deveriam agir como tiranos contra elas?
Reação relativista: Preconceito! Intolerância! Machismo! Sociedade patriarcal! Abaixo à opressão cristã contra as mulheres!





***

Conversando com um relativista sobre a situação 2

Cristão: Intolerância cristã? Mas a Bíblia não estava criando intolerância, não estava cassando liberdades que as mulheres tinham antes, só estava dizendo para as famílias não perverterem o costume da sociedade da época...
Relativista: Então vocês apoia aquela opressão dos homens sobre as mulheres?! Machista!
Cristão: Opressão? Mas todos os versículos que falam de submissão feminina também ordenam que os homens tratassem as mulheres da melhor forma e não usassem isso como desculpa para oprimi-las...
Relativista: Ah, tentando justificar o seu patriarcalismo! Machista!
Cristão: Patriarcalismo? Mas foi justamente o cristianismo que trouxe as maiores conquistas sociais para as mulheres daquela época. Por isso é havia muito mais conversões de mulheres do que de homens...
Relativista: Seu etnocêntrico! Acha que a sua cultura é melhor do que as outras? Imperialista!
Cristão: Tá, tudo bem. Façamos o seguinte: vamos reconhecer os exageros cristãos contras as mulheres no passado... Mas, sobre outras religiões que, hoje, tratam as mulheres de modo muito pior, vocês dizem que é apenas a “cultura deles” e que temos que aceitar...
Relativista: Ah, você acha que a sua religião é melhor do que todas as outras, é? Que as outras religiões são inferiores, é? Você vai fazer o quê? Queimar as pessoas na fogueira, seu inquisidor?
Cristão: Ahn?!?
Relativista: Seu intolerante! É por isso que temos que combater essa cultura ocidental, tão preconceituosa, intolerante com a diferença, machista e patriarcalista!
Cristão: Mas você não diz que temos que aceitar as diferenças culturais? A visão de mundo de cada religião?
Relativista: Sim, mas isso não serve para a cultura de vocês!
Cristão: “De vocês”?! Mas você tem A MESMA cultura que eu, @#$%%!
Relativista: Aff! Não dá para conversar com alguém que tem uma visão tão etnocêntrica, umbigocêntrica quanto você. Tchau.
Cristão: Mas onde você vai?
Relativista: Vou ali apedrejar uma Embaixada Norte-Americana...




A essência do relativismo cultural ao alcance de todos


(Tudo não é relativo recomenda: petição online contra o apedrejamento de Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte, no Irã, por “adultério”).

1 comentários:

Vitor disse...

Muitos ateus dizem que odeiam todos os religiosos mas ao mesmo tempo dizem que não odeiam os judeus [!] acho que o judaísmo deixou de ser religião e esqueceram de me avisar rsrs

 
Nós confiamos em Deus; quanto aos outros, que paguem à vista.